Introdução: Cristianismo vai além da religião
Muita gente se pergunta: “Como saber se sou um cristão de verdade?” Às vezes a resposta está debaixo da nossa língua, mas sem um pensamento consciente isso pode te levar a libertinagem e pensamentos contrário a fé que jesus Cristo nos ensina por meio do seus profetas bíblicos.
Neste artigo, vamos explorar de forma abrangente, o que a Bíblia diz sobre ser um verdadeiro cristão, e como uma simples escolha pode nos colocar em patamar elevados e nos levar a paz plena em Deus e essa escolha pode trazer um grande impacto em todas as áreas da nossa vida.
1. Crer em Jesus como único Senhor e Salvador
Ser um verdadeiro cristão começa com um passo de cada vez, mas sempre irá começar com nossa fé: ponto inicial é crer que Jesus é o Filho de Deus, e entender que Ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia.
Entenda que conhecimento não é entendimento, ou seja, você pode conhecer algo, mas nunca ter participado desse algo. Entender algo te estabelece como sendo alguém achado por Deus, pois, é Deus que trás a compreensão do que sabemos sobre ele.
Dizer que Jesus veio em carne e morreu pelos nossos pecados, já é um ponto positivo em direção a nossa conversão. Muitos dizem conhecer a Cristo, mas negam a Cristo em seu coração.
Medite nessa duas regras para seres salvos:
“Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.” — Romanos 10:9
2. Arrependimento genuíno e nova vida
Todo cristão se engana em pensar que é por meio dele que há algum arrependimento. Não há um arrependimento próprio do homem, mas sim um arrependimento que é gerado pelo próprio Espírito Santo de Deus dentro do homem. Às vezes que estamos sozinho e sentindo mal de algo que foi feito e pensamentos que nos leva a se arrepender do que foi feito, na verdade é o Espírito nos cercando para nos levar ao caminho correto.
Nesse momento surge a tomada de decisão humana, ir para o lado de voltar atrás (arrependimento) ou prosseguir no mesmo percurso.
Reconhecer um pecado é o ponto inicial para ser curado por Deus. Um verdadeiro Cristão nunca vai bater o pé e ir contra o que Deus diz (Deus falando por meio das escrituras). Embora pareça certo algumas coisas, o verdadeiro Cristão sempre terá como fonte de sua vida a palavra de Deus.
Arrependimento não é apenas se sentir mal de algo que foi feito, mas mudar a mentalidade e seguir fazer o que é do agrado de Deus.
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” — 2 Coríntios 5:17
3. Frutos visíveis de uma vida com Deus
De acordo com Jesus, ele deixou claro: uma árvore boa dá bons frutos. Ou seja, um cristão verdadeiro demonstra sua fé por meio de atitudes — amor, perdão, humildade, generosidade, domínio próprio.
Frutos falam de tempo com Deus e sua personalidade idêntica com a dele. A Bíblia cita que Jesus quando estava sendo julgado pelo fariseu e líderes religiosos, Pedro foi confundindo como um de seus discípulos, e de fato era. Poisé, andava e imitava a forma de agir como de Jesus, isso porquê o andar com alguém influencia sua forma de agir e andar.
Sempre frutos estará ligado com carácter e nunca com dons.
“Pelos seus frutos os conhecereis.” — Mateus 7:16
4. Relacionamento íntimo com Deus
Não é apenas em seguir um rito, ser um verdadeiro Cristão está ligado com uma vida de relacionamento profundo que se baseia em três pontos: oração, leitura da bíblia e obediência.
Viver com Deus e ter o anseio de conhecê-lo e agradá-lo em sua forma de pensar e agir.
“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo.” — Salmo 42:2
5. Amor ao próximo como estilo de vida
Jesus disse que um dos maiores triunfo de uma pessoa que verdadeiro é um Cristão e amar o seu próximo como a si mesmo. Os dois maiores mandamentos que é amar a Deus e seu próximo cumpre toda a lei de Deus.
O perdão e integridade são bases de um cristão verdadeiro. Porque na verdade o perdão não está ligada com o que recebe e sim com o que pede, isso porquê é descarregado um peso pessoal.
“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” — João 13:35
Conclusão: Ser cristão é ser discípulo
Portanto, ser um cristão verdadeiro não se baseia apenas em ter um religião ou frequentar um prédio, mas viver uma transformação diária por meio da palavra de Deus.
Paulo cita que o cristão verdadeiro nao deve se conformar com o futuro século, mas buscar se transformar com uma mente renovadora e compreender o reino de Deus.
Leave a comment